Ressonância Magnética do Ombro

Ressonância de ombro

Ressonância Magnética do Ombro

A ressonância magnética (RM) do ombro é um meio complementar com excelente acuidade diagnóstica em distintas patologias (doenças), bem como na avaliação da resposta aos tratamentos instituídos. A dor no ombro é um dos principais sintomas que levam à execução do exame, apesar de poderem existir outros (dificuldade de movimentos, deficits de amplitude, edema (inchaço), crepitação, etc.). A ressonância magnética ou ressonância magnética nuclear (RMN), contrariamente à radiografia (RX) e à tomografia computorizada (TC), não emprega radiação ionizante. A RM opera com um campo magnético intenso e ondas de rádio para gerar imagens pormenorizadas dos diversos órgãos e sistemas do corpo humano, neste caso do ombro. Por norma, o exame é apenas realizado a um dos ombros (ombro esquerdo ou ombro direito), podendo, no entanto, em alguns casos ser realizado aos dois ombros (bilateral) no mesmo momento, sendo neste caso contabilizados dois exames distintos.

Agendar Agora!

Ressonância Magnética do Ombro: Tudo que você precisa saber a respeito

Ressonância Magnética (RM) do ombro

Indicações da Ressonância Magnética do ombro

A ressonância magnética do ombro possui indicação na avaliação das patologias do ombro, principalmente nos doentes que apresentam dor no ombro que não responde à terapêutica médica conservadora.

Entre outras, podemos referir como principais patologias (ou doenças) em que existe indicação para realizar RM do ombro:

  • Rotura dos tendões da coifa dos rotadores;
  • Tendinite do ombro;
  • Bursite do ombro;
  • Artrose do ombro;
  • Capsulite adesiva (ombro congelado);
  • Lesão do labrum glenóide;
  • Tumores benignos e malignos (cancro);

Etc.

É importante frisar que outros métodos de diagnóstico mais acessíveis, como a ecografia (ultrassonografia) do ombro, o RX do ombro ou a Tomografia Computorizada (TC) do ombro, podem ser suficientes para diagnosticar algumas das patologias atrás referidas. Contudo, a RM do ombro é um exame com excelente acuidade diagnóstica, sendo muitas vezes usada como método complementar quando os exames atrás apresentados se tornam inconclusivos.

Ressonância magnética Ombro com contraste

Através da ressonância magnética (RM) do ombro com contraste é avaliado o comportamento vascular das estruturas em observação. O gadolínio é um produto de contraste usado em RM. Trata-se de uma substância aplicada por via endovenosa que amplia a intensidade de sinal das estruturas com fluxo sanguíneo aumentado, por exemplo no contexto de tumores ou inflamações. A utilização de gadolínio está contra-indicado em doentes que apresentam insuficiência renal grave. As reações com gadolínio são muito menos frequentes relativamente à utilização de contrastes iodados (à base de iodo) em Tomografia computorizada (TC).

Preparação para Ressonância do ombro?

O paciente não necessita de efetuar qualquer tipo de preparação para poder realizar a ressonância magnética do ombro. O paciente pode tomar a medicação habitual, exceto em casos que exista indicação do médico em sentido contrário. Antes da realização do exame, o paciente é convidado a retirar todos os objetos metálicos que possui, nomeadamente, relógio, pulseiras, cordões, piercings, etc.. Os pacientes que possuem próteses (dentárias, etc.), bem como outros dispositivos implantados (pacemakers, etc) devem informar previamente o técnico de modo a ser avaliada a compatibilidade destes dispositivos com os campos magnéticos gerados na RM.

Agende pela central de atendimento

Endereço: Av. Padre Anchieta, 524 – Jardim, Santo André – SP
(Estamos a 650m da estação Santo André)

Santo André

Unidade Santo André

Fácil Localização Clínica localizada próximo da estação de trem Santo André, localizada na Região do Grande ABC.

VEJA COMO CHEGAR
Open chat
Olá, como posso ajudar?