A ressonância magnética (RM) do ombro é um meio complementar com excelente acuidade diagnóstica em distintas patologias (doenças), bem como na avaliação da resposta aos tratamentos instituídos. A dor no ombro é um dos principais sintomas que levam à execução do exame, apesar de poderem existir outros (dificuldade de movimentos, deficits de amplitude, edema (inchaço), crepitação, etc.). A ressonância magnética ou ressonância magnética nuclear (RMN), contrariamente à radiografia (RX) e à tomografia computorizada (TC), não emprega radiação ionizante. A RM opera com um campo magnético intenso e ondas de rádio para gerar imagens pormenorizadas dos diversos órgãos e sistemas do corpo humano, neste caso do ombro. Por norma, o exame é apenas realizado a um dos ombros (ombro esquerdo ou ombro direito), podendo, no entanto, em alguns casos ser realizado aos dois ombros (bilateral) no mesmo momento, sendo neste caso contabilizados dois exames distintos.
A ressonância magnética do ombro possui indicação na avaliação das patologias do ombro, principalmente nos doentes que apresentam dor no ombro que não responde à terapêutica médica conservadora.
Entre outras, podemos referir como principais patologias (ou doenças) em que existe indicação para realizar RM do ombro:
Etc.
É importante frisar que outros métodos de diagnóstico mais acessíveis, como a ecografia (ultrassonografia) do ombro, o RX do ombro ou a Tomografia Computorizada (TC) do ombro, podem ser suficientes para diagnosticar algumas das patologias atrás referidas. Contudo, a RM do ombro é um exame com excelente acuidade diagnóstica, sendo muitas vezes usada como método complementar quando os exames atrás apresentados se tornam inconclusivos.
Através da ressonância magnética (RM) do ombro com contraste é avaliado o comportamento vascular das estruturas em observação. O gadolínio é um produto de contraste usado em RM. Trata-se de uma substância aplicada por via endovenosa que amplia a intensidade de sinal das estruturas com fluxo sanguíneo aumentado, por exemplo no contexto de tumores ou inflamações. A utilização de gadolínio está contra-indicado em doentes que apresentam insuficiência renal grave. As reações com gadolínio são muito menos frequentes relativamente à utilização de contrastes iodados (à base de iodo) em Tomografia computorizada (TC).
O paciente não necessita de efetuar qualquer tipo de preparação para poder realizar a ressonância magnética do ombro. O paciente pode tomar a medicação habitual, exceto em casos que exista indicação do médico em sentido contrário. Antes da realização do exame, o paciente é convidado a retirar todos os objetos metálicos que possui, nomeadamente, relógio, pulseiras, cordões, piercings, etc.. Os pacientes que possuem próteses (dentárias, etc.), bem como outros dispositivos implantados (pacemakers, etc) devem informar previamente o técnico de modo a ser avaliada a compatibilidade destes dispositivos com os campos magnéticos gerados na RM.
Endereço: Av. Padre Anchieta, 524 – Jardim, Santo André – SP
(Estamos a 650m da estação Santo André)
Fácil Localização Clínica localizada próximo da estação de trem Santo André, localizada na Região do Grande ABC.